a partir de depoimentos de estrangeiros que vivem na frança Olivia Rosenthal escreve, em 2008, o texto les Lois de l’Hospitalité [as leis da hospitalidade] e neste mesmo ano Marie Vialle coloca em cena estas palavras de dor, de leveza, trabalhando com cerca de 20 atores amadores, alguns deles que inclusive haviam participado na primeira fase do projeto, a dos depoimentos.
três anos depois o espetáculo les Lois de l’Hospitalité re-estréia com um novo corpo, para que a palavra estrangeira continue sendo um desafio em cena, Marie Vialle convida: Nadia Beugré, Ana Pi, Haï-Wen Hsu, Courtney Kaus, Natacha Kouznetsova, cinco dançarinas de nacionalidades distintas, que moram ou já moraram na frança, para potencializarem as histórias destas pessoas que vêm de outro lugar, para questionar quem é estrangeiro a quem, para colocarem a si mesmas em questão.
a fase de criação desta nova etapa aconteceu entre os dias 31/jan/11 e 16/fev/11 no Les Subsistances – Laboratório internacional de criação, Lyon – fr. o espetáculo de teatro/dança integrou o evento Parlers d’Ailleurs e esteve em cartaz entre os dias 17 e 20/fev no Hangar, sala principal do Les-subs.