COROA na VERBO // 14a Mostra de Performance Arte // 4/7 galeria vermelho 20h30

Ana Pi
COROA
2018
Coreografia
150’
Através de uma dança extremamente perpendicular ao chão Ana Pi nos convida a apreciar a firmeza de um corpo de pé. Um corpo que desafia a gravidade, a gravidade da lei que opera sobre todos os corpos, mas também a gravidade que opera apenas sobre alguns.

O nome desta dança é COROA, poderia ser também fio de prumo ou pára-raio ou vértex, mas é COROA.

A coroa aqui faz alusão àquelas das folias, reisados e congados, objeto que deu passe para que toda uma comunidade desplantada pudesse reorganizar suas cabeças e que o faz até os dias de hoje. A coroa é também um dos lados de uma mesma moeda, em tempos remotos chamada de navio e que define, que decide, que determina os rumos de um futuro.

Os tesos movimentos dela, desta dança, convocam a dimensão da reza, desta linha fina que se coloca entre as duas palmas da mão. Linha que nos impõe ficcionar e acreditar, tornar, a partir daí, visível. A alta tensão é um estado permanente de corpo, vetor entre o ponto mais alto e o mais profundo, o ápice e a raiz.

A verticalidade do corpo que dança aqui também celebra a grande roda da qual ele faz parte, grande roda de corpos negros vivos, ancestrais, desaparecidos e invisíveis. Ana Pi gira ao infinito por si e por todos os outros, os reverencia e ora por tempos tenros. O seu corpo não é mais um, são vários, temporalidades transbordam.

COROA ativa várias idéias de imagem do corpo negro, mais especificamente das representações de mulheres negras, no intuito de provocar complexidade neste terreno de representações limitantes.

COROA é um desenho coreográfico circular para um espaço largo e chão liso. Cada uma de suas fases tem 30 minutos de duração, repetidas 5 vezes ao dia. Usa pigmentos em pó e há semi-nudez.


Apoio: Institut Français em Paris, Institut Français do Brasil e Consulado Geral da França em Sao Paulo.

Data, horário e local: quarta-feira, 4/7, das 20h30 às 23h, Sala 1, Galeria Vermelho.

verbo1verbo2

Autor: Ana Pi

Artiste chorégraphique et de l’image, chercheuse en danses urbaines, danseuse contemporaine et pédagogue. Ana Pi est diplômée de l’École de Danse de l’Université Fédérale de Bahia – Brésil, où elle étudie la pédagogie et la création en danse contemporaine. En 2009-10, elle étudie la danse et l’image au Centre Chorégraphique National de Montpellier – France, au sein de la formation EX.E.R.CE sous la direction de Mathilde Monnier. La circulation, le décalage, l’appartenance, la superposition, la mémoire, les couleurs, les actions ordinaires et le geste sont des matières vitales à sa pratique créative et pédagogique. Son travail s’inscrit principalement dans le cadre de collaborations avec d’autres artistes sur des projets de multiples natures et durées. Actuellement, elle est conférencière et performeuse sur le sujet des danses urbaines, sa démarche a été présentée aussi bien au Brésil, qu’en Europe et, plus récemment, en Afrique. Brasil / 1986 ⇔ France / 2016 Artista coreográfica e da imagem, pesquisadora das danças urbanas, dançarina contemporânea e pedagoga. Ana Pi é graduada pela Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia – Brasil, em 2009/10 ela estuda a dança e a imagem no Centre Chorégraphique National de Montpellier – França, formação EX.E.R.CE, sob a direção de Mathilde Monnier. Trânsito, deslocamento, pertencimento, sobreposição, memória, cores, ações ordinárias e gesto são matérias vitais à sua prática criativa e pedagógica. Seu trabalho se apresenta principalmente no âmbito de colaborações com outras/os artistas em projetos de naturezas e durações diversas. Atualmente, ela palestra e performa sobre danças urbanas, suas apresentações foram realizadas tanto no Brasil, quanto na Europa e, mais recentemente, em África.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s